sábado, 17 de dezembro de 2011

Caminhadas e GPésses ...

Caminhando por montes e vales
Depois de a 15 de Outubro ter participado e concluído a chamada "Marcha dos Fortes", entre Torres Vedras e Bucelas, assim denominada por percorrermos ao longo dos seus 43kms, alguns dos FORTES que integraram a luta, contra as Invasões Francesas no início do Séc. XIX, ontem foi dia de percorrer várias localidades, que se situam entre o local onde habito (Sta Bárbara-Lourinhã) e a Vila e Concelho do Bombarral.

Enquanto que a Caminhada de 15 Outubro integrava cerca de 300 caminheiros, a de hoje, foi feita de uma forma solitária  (não totalmente), e por isso mesmo, cheia de Emoções, já que ao longo dos seus 22,5 kms, aconteceram várias peripécias  :~))  .

Saí de casa pelas 8h20m da manhã, não havia Sol, mas o dia prometia bom tempo pra caminhar, e assim, depois de atravessar Pregança do Mar e Marteleira, povoações ali visinhas e que conheço bem de outras caminhadas que faço diáriamente, chegou o momento de ir para "terrenos" desconhecidos.

Deu nome a esta Freguesia, uma Ribeira, rodeada de muitos palheiros
Assim, cerca de 1,5km depois daquela última povoação, a minha companheira (GPS) de aventura, com o seu sotaque brasileiro bem "gostosinho", segredou-me ao ouvido para "cortar à esquerda", dizia-me a intuição que era prá direita, mas acedi ...; Claro,  500 metros à frente apercebi-me que estava a voltar pra trás, retrocedi e retomei o caminho anteriormente traçado.

Cerca de 3 kms mais à frente, antes de chegar a Ribeira de Palheiros, ainda no Concelho da Lourinhã, a menina (brasileira) segreda-me (de novo) ao ouvido, "siga curva ligeira à esquerda", olhei e vi que iria sair do trilho, mas como não conhecia o caminho ... alinhei; É então que começam a surgir os meus problemas;  Caminhos enlameados, por entre canaviais, e um ribeiro para atravessar, com caudal de àgua, pouco próprio pra meter lá o meu "45" ... .

Resolvi voltar pra trás,  quando ouço novamente a minha "companheira" de Caminhada, a segredar-me ao ouvido:

 - Tomi à direção Léstxxe !  - eu (já) desorientado,  respondi-lhe:
- Oh gaja, esta merda tá cheia d`agua !!!

E ela "respondia":
-  "tomi à direção Léstxxe"
- Ah sim !?!? - respondi eu, já maluco - vais prá mochila! - e foi ... !!!

Já "divorciado" daquela "desencaminhadora", voltei pra trás, pela lama (mais 1,5km) e regressei ao trilho ...

A partir daí, foi "orientação à moda antiga", agricultores, um pastor,  habitantes deste ou daquele lugarejo, de casas no monte, foram a partir desse momento, o meu (novo) GPS.

E escusado será dizer que nunca mais me perdi, e (des)cansadinho da vida, lá cheguei (à meta) no Bombarral pelas 12h20 (4 horas certinhas), depois de ter passado por Ribeira de Palheiros, Casal do Moinho, Casal Torneiro, Gamelas (raio de nome) e Vale Curvo.

Mas claro, que esta Caminhada tem uma história de AMOR no final, é obvio que ninguém vai ao Bombarral por "dá cá esta palha" , a VERDADE é que (sózinho em casa) fui visitar a minha "cara metade" que estava numa Feira de ARTESANATO naquela Vila, até porque para regressar, tinhal "carona" .... dela. :~))

Esta Mostra de ARTESANATO realiza-se no 3º Sábado de cada mês, na praça fronteiriça à Igreja Matriz daquela Vila.

Ah ... para (re)colocar as minhas energias, "ao mais alto nível", almocei numa "tasca" do Bombarral, uma bela duma "Feijoada do Mar", daí que amanhã Domingo, tenha prevista mais uma Caminhada, esta de 8kms, o "Pôr do Sol na Praia de Santa Rita", no Concelho de Torres Vedras.

Esta Caminhada teve o condão de ser uma Aventura (marada), daí que seja pra repetir ...


PS. - Quanto à "brasileira" do GPS, ela até tinha razão, se estivessemos noutra época do ano, pois com o tempo seco, não haveria aquele caudal de agua no ribeiro, e eu tinha poupado cerca de 3 kms, mas assim ...,  não ia meter o meu pézinho na àgua, quiçá gelada :~))




História do BOMBARRAL

Região povoada desde a Pré-História, sabe-se que no século XIV Bombarral era uma granja do Convento de Alcobaça, aparecendo no século XVIII como Terras da Rainha.
Pertenceu ao concelho do Cadaval até 1852, passando para o de Óbidos, até que em 1910, passou a ser cabeça do concelho. Aquando a implantação da República Bombarral ganhou independência em relação a Óbidos. Devido á implantação da República a Igreja Matriz I (no local da atual Junta de Freguesia) foi queimada por republicanos, o que deu origem á construção de outra, a Igreja Matriz II.
Geografia
O Bombarral situa-se numa planície de aluvião bastante fértil orlada de outeiros pouco elevados, na margem esquerda do rio Real e a uma altitude de 50 metros.


Economia

A base da economia do concelho é uma agricultura minifundiária, onde se destaca o vinho, a pêra rocha e os produtos horticolas.

Freguesias

As freguesias do Bombarral são as seguintes: Bombarral, Carvalhal, , Roliça e Vale Covo,

Sem comentários:

Enviar um comentário